quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Luxemburgo: Regresso ao trabalho na construção civil

Terminou oficialmente há uma semana o período de férias colectivas para os trabalhadores do sector da construção civil no Luxemburgo. Muitos já regressaram, mas outros só chegam nos próximos dias.

Estes trabalhadores estão abrangidos por um contrato colectivo de trabalho que prevê o gozo de três semanas, ou um mês, de férias durante o mês de Agosto.

O período de descanso está acordado entre sindicatos e patrões e não pode ser negado aos trabalhadores pelas empresas.

O resto dos dias de férias dos trabalhadores do sector deverão ser gozados durante o Inverno: de 19 de Dezembro de 2009 a 6 de Janeiro de 2010.

Recorde-se que o sector da construção civil dá emprego a 36 mil pessoas no Luxemburgo, entre os quais milhares de portugueses. A maior parte regressou no último fim-de-semana de automóvel, autocarro ou avião.

Nas estradas de Espanha e França o fluxo de tráfico foi muito intenso durante o último fim-de-semana.

Uma situação que as autoridades prevêem que se possa agravar no próximo fim-de-semana, o último do mês de Agosto.

1 comentário:

  1. olá sou portugues tenho 22 anos e tenho de sair de Portugal por nao conseguir arranjar emprego, alguem me sabe dar sites onde possa encontrar emprego no luxemburgo? sou bastante versatil a trabalhar pois apesar da minha "tenra" idade ja trabalhei em diversas empresas desde o ramo automovel ao da construçao civil nomeadamente. O meu e-mail e camachomatos89@hotmail.com

    Obrigado

    ResponderEliminar