quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Natal 2009: Portugueses riscam este ano duas pessoas da lista de presentes

Os portugueses vão riscar duas pessoas das listas de Natal. Tornaram-se os mais cautelosos da Europa e vão comprar apenas 13 prendas, segundo um estudo da consultora Deloitte. Os comerciantes já sentem os efeitos da crise e falam em perdas de 10 a 30 por cento nas vendas.

Este ano, cada português deverá gastar cerca de 390 euros (menos 15 euros que no ano passado), de acordo com o estudo Xmas Survey 2009 da consultora Deloitte, que coloca assim os portugueses como os "mais cautelosos" da União Europeia na hora de fazer as compras de Natal.

Os comerciantes dizem já estar a sentir os efeitos da crise. "As vendas este Natal estão, para já, dez a trinta por cento abaixo do ano passado", revelou à Lusa o vice-presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), João Vieira Lopes.

As vendas nesta época "chegam a representar 50 por cento do volume de negócios anual", lembra João Viera Lopes. Por isso, o Natal é o momento de apostar forte e há quem comece a trabalhar em Fevereiro para ver resultados em Dezembro.

Os centros comerciais da Sonae Sierra contrataram, só para este período, mais 300 pessoas para actividades que vão desde o desenvolvimento e montagem das decorações até à animação dos espaços.

Também nos 14 shoppings da Multi Mall Management o Natal é visto como "a época do ano mais importante" e para garantir o sucesso da "operação" foram contratados mais 150 profissionais, entre "pais natais, fotógrafos, animadores", disse à Lusa o gabinete de comunicação daquele grupo.

Mas o trabalho na maioria dos centros comerciais começa muitos meses antes: na Sonae Sierra, a "operação Natal" arranca em Fevereiro enquanto na Multi Mall Management, Julho é sinónimo de começar a pensar no Natal.

Na Sonae Sierra há uma equipa responsável por todo o projecto, que em termos de marketing representa "um investimento de 10 por cento do orçamento total" do ano, disse à Lusa o gabinete de comunicação do grupo.

Ainda na ressaca das festas de ano novo, a "operação Natal" da equipa da Sonae começa em Fevereiro. "Espiar" o trabalho da concorrência e viajar pelo mundo para conhecer os projectos desenvolvidos nos centros comerciais de renome mundial são algumas das suas tarefas que passam por participar em feiras internacionais de apresentação de decorações natalícias. "As decorações de Natal funcionam como o Mundo da Moda": é preciso "perceber quais são as principais tendências e as peças "must have" da estação", explicou o gabinete de imprensa da Sonae Sierra.

Escolhidas as decorações e depois de elaborados os protótipos e testados nos centros, Novembro é o mês de enfeitar os espaços e esperar pelo retorno do trabalho e do investimento feito.

Sílvia Maia,
da Agência Lusa

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