quarta-feira, 19 de maio de 2010

BMW inicia-se nos carros híbridos através dos topos de gama

A BMW iniciou recentemente o lançamento em Portugal a sua gama de automóveis híbridos, começando pelo luxuoso X6 ActiveHybrid, o carro elétrico e a gasolina mais potente do mundo.

A BMW já tinha mostrado as suas versões híbridas dos seus modelos topo de gama, o X6 e o série 7, no salão de Frankfurt em setembro, seguindo assim uma tendência iniciada pelas marcas 'premium', chegando agora ao mercado português.

Desenhado para o mercado norte-americano, o X6, híbrido ou não, tem também conquistado alguns adeptos na Europa e em Portugal, uma tendência de que, segundo os responsáveis da BMW, não estariam à espera.

O SUV (Sport Utilitary Vehicle) da marca alemã representou o ano passado, segundo dados da Associação do Comércio Automóvel (ACAP), cerca de 3 por cento das vendas totais da BMW. Ou seja, das 7.558 unidades vendidas em 2009, a BMW vendeu 224 modelos X6.

Tendo em conta que cada carro varia entre os 83.500 e os 142.300 euros, a performance da BMW é invejável, até porque surgiu numa altura em que houve uma queda generalizada de venda de carros e da própria BMW. A marca alemã, segundo a ACAP, teve uma queda de 24,6 por cento nas vendas relativamente a 2008.

No total, desde que o potente modelo da BMW foi lançado em abril de 2008, a empresa alemã já vendeu 449 carros X6 para o mercado português, dos quais consta um ActiveHybrid.

A BMW diz que o X6 ActiveHybrid é o carro híbrido mais potente do mercado, com 480 cavalos vindos de um motor V8 de 4,4 litros a gasolina.

Entre janeiro e abril, a BMW já vendeu 70 carros X6 e, em termos globais, segundo a ACAP, a marca alemã está a crescer 35,1 por cento nas vendas quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Poder-se-á pensar que, perante esta situação, o X6, apesar de híbrido, seja um gastador e bastante poluente. A BMW diz que não. A marca alemã anuncia um consumo combinado de 9,9 litros aos 100 kms e emissões de C02 de 231 gramas/km, o que para o tipo de carro é bastante aceitável.

A empresa alemã promete mesmo um ganho de 20 por cento relativamente a um automóvel convencional com o mesmo nível de potência. E quando funciona a eletricidade, o X6 ActiveHybride pode percorrer 2,5 km a uma velocidade de 60 km/h desde que o percurso seja plano.

Sem comentários:

Enviar um comentário