sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Portugal gasta 25 mil euros no Salão do Turismo do Luxemburgo - a partir de hoje, na Luxexpo

Depois de quatro anos ausente do salão luxemburguês, o Instituto de Turismo de Portugal vai gastar 25 mil euros na promoção do país no Salão de Turismo do Luxemburgo "Vakanz" deste ano. Um orçamento que segundo os responsáveis do organismo público português é suficiente para o tipo de mostra que se realiza no Luxemburgo.

"Em época de crise é preciso seleccionar os investimentos e só em grandes feiras internacionais como a de Madrid, do Reino Unido ou de Paris é que há um maior investimento. São mercados prioritários para o Turismo em Portugal", explica ao CONTACTO João Rodeia, do gabinete do AICEP, em Bruxelas.

"O Luxemburgo é um mercado pequeno e a nossa presença no país é essencialmente institucional. Esta oportunidade foi concretizada depois da visita do casal grão-ducal a Portugal, em Setembro do ano passado", explica João Rodeia.

A verdade é que a visita de Henri e Maria Teresa a Portugal deu um novo impulso à ideia de fazer de Portugal o país convidado desta edição da Vakanz. Dias antes do começo da visita dos grão-duques a Portugal, Francisco Silva, da Câmara do Comércio e Indústria Luso-Luxemburguesa (CCILL), lamentava a lentidão na resposta das autoridades portuguesas ao convite feito pela Luxexpo. "Há essa oportunidade e nós já fizemos muitas diligências, mas até agora o Governo português ainda não deu resposta", afirmou na altura o vice-presidente da CCILL. Recorde-se que, segundo um estudo recente, cada luxemburguês tem em média 1.900 euros, por pessoa, para gastar em férias por ano.

A presença de Portugal no salão Vakanz já está anunciada em todas as agências de viagem do Luxemburgo desde o início do mês. Nas agências de viagem estão afixados cartazes que dão conta do evento.

A Feira do Turismo do Luxemburgo começa esta tarde e decorre até domiongo na Luxexpo, no Kirchberg.

Domingos Martins

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