quarta-feira, 28 de março de 2012

Suzana, ex-Tentações, actua sábado em Consdorf

A cantora Suzana, ex-Tentações, vai actuar no sábado no Centro Cultural de Consdorf, neste que é o seu primeiro concerto no Luxemburgo. O CONTACTO conversou com a artista antes da sua vinda.

CONTACTO.: Quais as expectativas que tem para este concerto?
Suzana: Estou bastante ansiosa. Espero que as pessoas compareçam e gostem de ouvir as minhas canções. Tenho algumas pessoas inscritas no meu clube de fãs que vivem no Luxemburgo e espero que estejam lá todos. Espero que seja uma noite muito feliz para todos e todas, que se divirtam muito. Como é a primeira vez no Luxemburgo será muito bom ter o apoio de todos.

CONT.: Como definiria a música que faz? Quais são as suas referências musicais?

S.: Considero a minha música pop ligeira e romântica. Há vários cantores que eu gosto muito e com quem, de certa forma, até me identifico, como Céline Dion, Phil Collins e Tony Carreira, entre mais alguns.

CONT.: Começou a sua carreira nas Tentações. Como foi essa experiência?

S.: Fantástica. Foi um período muito bom e que me ensinou muito. Eu já estava na música, fazia bailes, bares e discotecas, mas nada ao nível das Tentações. Eu já tinha alguma experiência de estúdio, mas com a banda foi completamente diferente. Entrei num mundo completamente profissional, e com um ritmo diferente e muito mais exigente. A este nível, as coisas acontecem muito rapidamente, e ou se está preparado para acompanhar, ou o barco passa. Esta experiência ajudou-me muito a crescer como profissional e como pessoa. Foram momentos muito bons e inesquecíveis. Tenho fãs que me acompanham desde as Tentações até hoje.

CONT.: Tem sido cantora de apoio de Tony Carreira desde há muitos anos. Como surgiu esta oportunidade? 

S.: Vim para este mundo profissional pela mão de Tony Carreira. Ele viu-me fazer uma primeira parte de um espectáculo seu e gostou de me ouvir. Falámos, ele na altura tinha planos para fazer algo comigo, mas a solo. Passado um ano, recebo um telefonema de um sócio do Tony a convidar-me para integrar a banda Tentações, da qual também era produtor. Aceitei.
Com o fim das Tentações, voltei a receber um convite do Tony e do António Gomes [Editora Espacial, n.d.R.] para gravar a solo, o que também aceitei. Fui a única a gravar de imediato. Esse convite deixou-me lisonjeada, uma vez que saí com o meu primeiro disco seis meses depois. Foi uma prova de confiança e de incentivo às minhas qualidades e também de muita responsabilidade. Senti-me e sinto-me muito orgulhosa por, ainda hoje, ter um amigo, um profissional e colega – como ele diz e me trata muitas vezes – ligado à minha carreira e a quase todos os meus discos.
Mas estava muita coisa a acontecer naquela altura, o Tony estava com muitos espectáculos, como ainda hoje, e com espectáculos que marcaram a sua carreira para sempre, como o Olímpia, os Coliseus, e o Pavilhão Atlântico. Na altura em que o meu disco sai, ele para me ajudar, mesmo com garantia de trabalho e de divulgação e promoção, convida-me a fazer parte do seu espectáculo, o que aceitei de bom grado, e ainda bem, porque foi a maior escola por onde passei até aos dias de hoje. Foi uma honra ter feito parte da equipa do maior cantor português.

CONT.: Já tem oito discos editados, incluindo um Best Of . Olhando para trás, como descreveria a sua carreira?

S.: A minha carreira não foi um chegar, ver e vencer. Tem sido tudo conquistado a pulso e de uma forma lenta, mas penso que segura. A minha carreira tem sido um passo de cada vez e na procura de um caminho certo. De certa forma, tenho feito aquilo que mais gosto, que é cantar, e com o apoio das pessoas de quem eu gosto e confio. Olhando para trás, tenho que me sentir feliz por verificar que tenho vindo a ganhar mais amigos e pessoas que gostam daquilo que lhes ofereço, que são as canções.

Texto: IF
________

O baile vai ser abrilhantado pela banda Paulo de Oliveira. Os bilhetes (10 euros, em pré-venda; 15 euros, na bilheteira) estão à venda: na sede da Associação Cultural de Consdorf; Tip Top Chaussures (Echternach); e Café Graça (Mersch). Mais informações pelos telefs. 691 643 045, 621 494 412, 621 380 148.

Sem comentários:

Enviar um comentário