quarta-feira, 23 de maio de 2012

"Contos que ganham forma" no Instituto Camões

Foto: Laurent Blum
Diana Amaral tem patente ao público, no Instituto Camões, uma exposição de ilustrações de alguns excertos dos livros infantis de Sophia de Melo Breyner e de Luísa Ducla Soares.

A jovem designer gráfica portuguesa está no Luxemburgo há três anos, depois de ter concluído uma licenciatura em Design Multimédia na Universidade da Beira Interior.

"A ilustração para mim é uma paixão. Eu comecei por fazer pintura a óleo, mas durante o curso na Universidade descobri a paixão pela ilustração. As ilustrações quando ligadas a um texto já nos dão muito e se deixarmos a imaginação ser livre, então ainda ganharemos mais desse contacto", diz Diana Amaral ao CONTACTO.

E continua: "Ilustrar é sempre difícil, mas neste caso, quando trabalhamos para crianças, ainda é mais difícil, porque não temos na nossa cabeça a cabeça das crianças. Os textos da Sophia são muito poéticos, mágicos, uma magia que eu me lembro de sentir desde que era criança e é esse lado mágico que eu tento transmitir nas minhas ilustrações".

Através da caneta digital de Diana Amaral, a Fada Oriana e a Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner, e a Princesa da Chuva e a Menina Verde, de Luísa Ducla Soares, ganham formas e rostos. "A minha ilustração favorita é a 'Rita que precisa de uns óculos', porque eu também preciso de óculos e sei o que é ser míope. Sem óculos não vejo um palmo à frente do nariz. Acho que a ilustração está simples. Tem uma expressão que nos leva a imaginar o que nós quisermos....", diz a autora.

A inauguração da exposição contou com a presença da nova embaixadora de Portugal no Luxemburgo, que na ocasião felicitou Diana Amaral pelo seu trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário